Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Conto do vigário

por António Tavares, em 25.09.17

Conto do vigário

Sempre soube muito bem onde punha os pés. Nos meus primeiros anos de vida em Lisboa nunca me furtei a ter toda a espécie de gente por companhia. Mas sempre fui capaz de escolher aqueles com quem queria manter uma relação de amizade.

O mesmo sobre as solicitações que me apareceram. Também não tinha muito tempo para lhes dar atenção. Tinha um objectivo: estudar. Fui tentado por duas vezes com o célebre conto do vigário. E das duas vezes reagi com a maior das calmas.

Uma vez (em 1968), vinha eu de Santa Apolónia para o Campo das cebolas com um bornal militar, comprado na Feira da Ladra, ao ombro e cheio de papéis aduaneiros, quando passa por mim um sujeito a correr e deixa cair, mesmo na minha frente, um embrulho. Parei e comecei a chamá-lo.

- Hei, olhe, olhe …

Estranhei que, estando ele ainda tão perto de mim, não me ouvisse e continuasse a correr. Olhei em volta e não vi ninguém.

Quando me abaixo e me preparo para apanhar o embrulho surge, não sei de onde, outro sujeito que o apanha primeiro que eu e me diz:

- Hi! Olhe! Já viu? Tanto dinheiro! Um maço de notas.

E começa a esfolhear como quem esfolheia um baralho de cartas.

- Já percebi. Podes ficar com ele.

Deve ter-me confundido com algum campónio acabado de chegar de comboio.

Seguiu o seu caminho atrás do outro. Eu segui-o à socapa sem que ele me visse. Passado algum tempo já vinham os dois de volta e à conversa, para tentarem outro papalvo.

Anos mais tarde, para aí em 1974, vinha eu de jantar em casa da Fernanda e descia a Calçada dos Cavaleiros para apanhar o comboio no Rossio para Queluz. Era já noite e reparo em algo que brilhava por entre as pedras da calçada.

Ao tentar baixar-me para apanhar o objecto que luzia alguém se antecipou a mim, vindo também não sei de onde e o apanhou primeiro que eu.

- Olhe… um anel de outo! Deve valer uma fortuna!

- Está bem. Pode ficar com ele.

E segui o meu caminho.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:36



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D